Reunião com o conselho consultivo português

A ADENE reuniu-se com o grupo consultivo português, formado pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, pela ANQIP – Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais, pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente e pela ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, em Lisboa, a 27 de setembro de 2019, para apresentar o progresso do projeto e discutir os resultados.

Esta reunião contribuiu para a discussão dos dois primeiros relatórios:

  • Ação Intelectual 1 (IO1) – Estabelecimento do Perímetro das Qualificações de Eficiência Hídrica de Nexus Água-Energia

Neste relatório, é estabelecida a base para o Mapa de Competências, para o desenvolvimento dos dois perfis de qualificação: Técnico de Eficiência Hídrica (WET) e Especialista de Eficiência Hídrica (WEE), o que inclui uma identificação preliminar das unidades de competência e resultados de aprendizagem, bem como dos indicadores de monitorização do projeto.

  • Ação Intelectual 2 (IO2) – Quadro de Qualificações

Este relatório apresenta a definição dos requisitos do esquema de formação e qualificação/certificação com base nos resultados de aprendizagem previamente definidos e em consonância com o Quadro Europeu de Qualificações (EQF), para adoção e adaptação nacional para a formação e qualificação dos Técnicos e Especialistas de Eficiência Hídrica.

Durante a reunião, foram ainda anunciadas as datas das ações piloto dos cursos WEE e WET. O Módulo de auditoria e comunicação com utilizadores (edifícios residenciais), do curso WEE, terá lugar no dia 29 de novembro de 2020, em Lisboa. O Módulo de Sistemas Eficientes de Água Quente Sanitária, do curso WET, está previsto para fevereiro de 2020, e irá decorrer também em Lisboa.

Scroll Up