Conferência Final WATTer Skills

conferência final WATTer Skills

A Conferência Final do projeto WATTer Skills – “Eficiência Hídrica no setor da construção e reabilitação”, organizada pela ADENE no dia 15 de dezembro de 2020, colocou a água no centro do debate e obteve o consenso geral sobre a consolidação da valorização da eficiência hídrica e do nexus água-energia nos edifícios, e respetiva qualificação de perfis profissionais para a sua aplicabilidade no mercado português e europeu.

Com uma mesa redonda composta por múltiplas entidades e stakeholders cruzando áreas complementares (Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) ou a Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais (ANQIP)), o evento foi enriquecido pela abordagem aos desafios enfrentados na sociedade atual na ótica de cada instituição. Além da apresentação das duas novas profissões em desenvolvimento – Técnico de Eficiência Hídrica e Especialista de Eficiência Hídrica -, cujos referenciais são produto do projeto, assinalou ainda o término dos resultados do WATTer Skills, como ponto de partida para a  sua efetiva implementação no mercado, a assegurar a partir de 2021, e reforçou o compromisso de todos os representantes das entidades presentes na materialização do projeto cuja pertinência foi destacada.

Nelson Lage, Presidente da ADENE, abriu a Conferência referindo-se ao WATTer Skills, gerido pela ADENE, como um dos “projetos mais ambiciosos”, que permitirá dar “resposta às necessidades de atualização e qualificação de técnicos dos setores da construção, reabilitação urbana e redes prediais, contribuindo para que os edifícios apresentem uma maior eficiência Hídrica”.

 

qualificação watter skills

Na sua apresentação, Filipa Newton, Coordenadora de Novos Sistemas da ADENE, destacou a pertinência do projeto dedicado à eficiência hídrica, afirmando que “o WATTer Skills é um projeto muito importante para a ADENE e para o país. O Plano de Recuperação para a Europa vem aí, com 30% dos fundos reservados para a luta contra as alterações climáticas, a maior percentagem de sempre do orçamento europeu, tendo a eficiência hídrica um papel determinante neste objetivo e também na nossa adaptação e resiliência. É uma ótima oportunidade para olharmos para estes profissionais e melhorarmos a nossa capacidade de adaptação”. Houve ainda oportunidade de destacar o AQUA+ da ADENE, fortemente ligado ao projeto WATTer Skills e ferramenta indispensável para os objetivos de eficiência hídrica nacionais.

A apresentação dos resultados do projeto foi assegurada por Ana Poças, Gestora do WATTer Skills na ADENE, que abordou os quatro relatórios e produtos intelectuais, incluindo a definição do esquema de formação para perfis comuns de qualificação a nível europeu, bem como os módulos de formação propostos, terminando com o agradecimento e apelo da continuação do “envolvimento dos Conselhos Consultivos e Grupos de Stakeholders nacionais” no seguimento e implementação do projeto a partir de 2021.

 

Após o evento que reuniu uma audiência de mais de uma centena de pessoas, seguir-se-à a assinatura de um memorando de entendimento entre as entidades da Parceria Estratégica WATTer Skills, parceiros no projeto, que cria as bases para a formação e mobilidade europeia dos dois novos perfis profissionais e implementação dos respetivos cursos de formação, bem como a sua inclusão nos Catálogos Nacionais de Qualificações.

Na conferência participaram como oradores:

  • Nuno Lacasta, Presidente da APA;
  • Miguel Nunes, Diretor do Departamento de Gestão Direta da ERSAR;
  • Armando Silva Afonso, Presidente da ANQIP;
  • Armando Jorge Carvalho, Direção de Serviços de Qualificação do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional;
  • Ana Cristina Correia, Chefe de Divisão Ambiente e Qualidade da DGRDN – Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional, Ministério da Defesa;
  • Helena Alegre, Diretora do Departamento de Hidráulica e Ambiente do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil;
  • Vanda Cruz, Secretária Executiva da UGT – União Geral de Trabalhadores;
  • António Bento Franco, Vogal da Comissão de Especialização em Hidráulica e Recursos Hídricos da OEP – Ordem dos Engenheiros;
  • João Ribeiro e Sousa, Presidente do Colégio de Engenharia Mecânica da OET – Ordem dos Engenheiros Técnicos;
  • Carlos Miranda, Coordenador técnico do CICCOPN – Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte;
  • Ana Luísa Cabrita, Vice-Presidente da APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente;
  • Tânia Santo António, Técnica de acompanhamento financeiro do projeto WATTer Skills da Agência Erasmus+.

 

Assista ao Vídeo da Conferência:

Scroll Up