Reunião de Stakeholders

No dia 4 de março de 2020, um encontro com stakeholders setoriais, realizado e organizado pela ADENE, permitiu obter contributos das diferentes entidades para os objetivos e ações do projeto.

O Grupo Nacional de Stakeholders Setoriais do WATTer Skills incluiu entidades setoriais e representantes sindicais do Conselho Setorial para a Qualificação da Construção Civil (CSQ), bem como entidades, ordens e associações dos setores da engenharia, arquitetura, construção, água e ambiente. O principal objetivo da reunião foi apresentar e discutir os objetivos do projeto e possíveis resultados, incluindo o progresso do projeto.

O feedback e acompanhamento recebidos foram essenciais para o desenvolvimento do projeto, confirmando a importância da implementação do projeto em Portugal e na UE, permitindo a criação de novas profissões chave para a transição energética e hídrica: “Técnicos de Eficiência Hídrica” e “Especialistas de Eficiência Hídrica”. Com uma clara manifestação de interesse por parte de todas as entidades representadas, foi reforçada a sua relevância ao nível da qualificação e adaptação do mercado de trabalho às novas realidades, bem como da preocupação com a escassez de recursos hídricos.

Respondendo às necessidades do mercado, os dois níveis de formação propostos abrangem todo o espetro de profissionais ligados à construção de edifícios.

Os participantes apontaram que, além do envolvimento de fornecedores e fabricantes, existe a necessidade de articulação com as entidades gestoras dos serviços de água e esgoto.

Scroll Up