Curso de Especialista de Eficiência Hídrica: Ação Piloto

No dia 29 de novembro de 2019, a ADENE realizou uma ação piloto em Lisboa do Módulo de Auditoria e Comunicação (edifícios residenciais) do curso de formação de Especialistas de Eficiência Hídrica, reunindo um grupo de profissionais e stakeholders do setor da água com interesse na eficiência hídrica em edifícios.

Neste módulo foram abordados os principais conceitos de auditoria hídrica em edifícios, avaliando o desempenho e os critérios a considerar numa auditoria de avaliação do potencial de gestão do consumo de água (e nexus água-energia) em frações e áreas comuns de edifícios no setor residencial. O conteúdo foi desenvolvido no âmbito da formação completa de Especialistas de Eficiência Hídrica (de 4 módulos).

O piloto contou com cerca de 50 participantes, entre estagiários e observadores convidados, de diferentes áreas, incluindo engenheiros civis, projetistas e profissionais de eficiência hídrica e reutilização de água. Os participantes destacaram como aspetos positivos: a eficiência hídrica como questão cada vez mais presente para uma sociedade mais sustentável, a possibilidade de troca de experiências entre os profissionais e o próprio processo de auditoria, como complemento à fase de conceção de projetos na área da eficiência hídrica. A formação foi melhorada com base no feedback dos participantes.

Scroll Up