Projeto WATTer Skills

Projeto WATTer Skills – Parceria estratégica para a qualificação de especialistas em eficiência hídrica.

WATTer Skills

O projeto WATTer Skills, para a eficiência hídrica e nexus água-energia nos edifícios em construção e reabilitação, é uma parceria estratégica para a qualificação de especialistas em eficiência hídrica, adotada pelo Programa Europeu ERASMUS+, responsável pelo co-financiamento do projeto.

O projeto teve início em Setembro de 2017, e estará em desenvolvimento até Agosto de 2020, em parceria com entidades de quatro países Europeus (ADENE – Agência para a Energia, em Portugal, FLC – Fundacion Laboral de la Construcción, em Espanha, FORMEDIL – Ente Nazionale per la Formazione e Addestramento Professionale Nell Edilizia, em Itália e CRES – National Agency of energy, na Grécia). O projeto permitirá a criação de um quadro nacional e europeu comum, para a formação, qualificação profissional e mobilidade europeia de Especialistas e Técnicos de eficiência hídrica em edifícios. Isto irá fomentar a criação de novas profissões e empregos e permitirá a mobilidade e empregabilidade destes profissionais no mercado Europeu.

Em Portugal, o Conselho Consultivo é constituído pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente), ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) e ANQIP (Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais). A reunião oficial de kick-off, com a presença dos parceiros e membros do Conselho Consultivo Nacional, acontecerá nos dias 9 e 10 de Outubro de 2017.

Com o WATTer Skills antecipam-se as necessidades de atualização e qualificação técnica dos setores da construção, reabilitação urbana e redes prediais. Será também reforçada a ligação (nexus) entre a água e energia nos edifícios, multiplicando as poupanças geradas para os consumidores e a eficiência dos recursos.

Scroll Up