O Projeto WATTer Skills lançou o seu website no Dia Mundial da Água, 22 de Março de 2018

No Dia Mundial da Água, 22 de Março de 2018, o Projeto WATTer Skills – Eficiência Hídrica e Nexus Água-Energia nos edifícios em construção e reabilitação, lançou o seu website. O WATTer Skills é um projeto Europeu, financiado no âmbito do programa ERASMUS+.

O WATTer Skills visa o desenvolvimento, implementação e proposta de um currículo comum, um quadro de qualificações e um sistema de acreditação a nível Europeu, para a formação e atualização de competências de profissionais de construção e “verdes” em eficiência hídrica e nexus água energia para edifícios em construção e reabilitação.

Com início a 1 de Setembro de 2017 e duraçaõ de 36 meses, o projeto está a lançar o seu portal online, que será um repositório de informação, formação e atualização de competências para profissionais que desenvolvem atividades nos campos da eficiência hídrica e nexus água-energia em edifícios em fase de construção e reabilitação.

Para os técnicos e especialistas na área da água, o WATTer Skills fornecerá melhores conselhos para o projeto e instalação de soluções de água que maximizam as oportunidades combinadas de eficiência hídrica e energética em sistemas e redes de água em edifícios.

De acordo com a análise do World Resources Institute apoiada por vários estudos Europeus, Portugal, Espanha, Grécia e Itália estão entre os países Europeus com maior probabilidade de enfrentar situações de stress hídrico extremamente elevado ou elevado em 2040, de acordo com a proporção esperada, superior a 80% e entre 40 a 80%, de água captada para abastecimento vs recursos hídricos disponíveis. Estes países já enfrentam escassez de água potável, que irá aumentar num cenário normal, o que leva à necessidade de diferentes abordagens na utilização da água e eficiência hídrica, já abordadas nos esforços mais recentes da CE neste tópico.

É por isso fundamental que esses países desenvolvam um quadro comum de qualificação e certicicação de competências para atividades profissionais que possam resultar em economias de água relevantes, como é o caso do setor da construção civil. É este o objetivo principal do WATTer Skills, uma iniciativa conjunta de 4 países Europeus (Portugal, Espanha, Grécia e Itália) com vista a um futuro mais sustentável nas áreas da Eficiência Hídrica e Nexus Água-Energia para edifícios em construção e reabilitação.

Em cada país, o WATTer Skills tem um Conselho Consultivo Nacional, que visa a validação dos resultados do projeto, nomeadamente no que respeita aos conteúdos programáticos, cursos de formação piloto e novas propostas, bem como a qualificação e acreditação para profissionais de eficiência hídrica.

Scroll Up